Vantagens da personalização de embalagens.

Vantagens da personalização de utensílios e embalagens

A personalização baseia-se na recolha de dados pessoais e comportamentais de cada consumidor para desenvolver produtos e serviços que vão de encontro às suas preferências. A interação entre o consumidor e a marca, seja através de testemunhos, interações nas redes sociais, inquéritos de satisfação e sugestões de melhorias, permitem uma criação de produtos e serviços personalizados conduzindo a melhores resultados.

Estratégias de Personalização

As estratégias de personalização permitem às marcas ganharem uma vantagem competitiva. Os consumidores beneficiam da personalização, pois, permite focarem-se nas opções que vão de encontro às suas preferências, reduzindo a desorientação, cansaço e tempo investido nas fases de pesquisa e deliberação na aquisição de um produto ou serviço e, consequentemente, melhorando a sua experiência de compra e confiança na marca.

O aumento da importância da personalização torna-se evidente nos resultados, um aumento entre 5% até 25% do retorno do investimento pode ser atribuído ao sucesso na implementação de uma estratégia de personalização (Boudet et al. 2019)


Mercados da Hotelaria e Restauração

Os setores da hotelaria e restauração são caracterizados por mercados muitos competitivos. A personalização de embalagens e utensílios nestes setores tem um papel importante para:

Reforçar a identidade da marca:
Como ferramenta de marketing e publicidade, atraindo a atenção de potenciais novos clientes;
Diferenciação da marca;

Aumentar a perceção de valor pelo consumidor;

No caso do setor da hotelaria garrafas de água, toalhas ou canecas personalizadas podem servir como lembranças ou souvenirs da estadia;

Também na restauração, utensílios e embalagens únicas contribuem para experiências memoráveis aumentando a possibilidade de partilha nas redes sociais;

Em eventos, como casamentos ou festas temáticas, a possibilidade de personalização acompanhando temas e preferências dos organizadores é um fator importante para criar toda a atmosfera do evento e tornar a experiência dos convidados memorável.

Conclusão

A personalização é uma área complexa, com várias vertentes, que engloba o desenvolvimento, implementação e operacionalização de estratégias específicas, preferencialmente dirigidas a consumidores individuais em vez de segmentos de consumidores, para obter melhores resultados, fruto da conexão emocional desenvolvida – a qual conduz a recomendações, testemunhos positivos e também à repetição da compra.

A capacidade do desenvolvimento de estratégias de personalização está dependente do acesso e qualidade dos dados recolhidos junto dos consumidores. Esta partilha de dados pessoais levanta questões sobre a sua vulnerabilidade, sendo necessário processos que garantam a sua segurança, bem como a capacidade de dar conhecimento aos consumidores de como serão processados os seus dados e quais as finalidades a que se destinam. Embora a implementação de estratégias de personalização seja um processo dispendioso e que envolve um elevado consumo de recursos das empresas, o retorno do investimento em mercados competitivos como a hotelaria e a restauração podem justificar o investimento.

A DLG-Duoligiene é, assim, uma empresa dedicada a ajudar todos os seus clientes a desenvolver e a realizar estratégias de personalização em inúmeros produtos dedicados ao segmento da Hotelaria e Restauração. Sempre com a qualidade e eficiência que cada consumidor final exige às marcas que procura.

Referências

Chandra, S., Verma, S., Lim, W. M., Kumar, S., & Donthu, N. (2022). Personalization in personalized marketing: Trends and ways forward. Psychology & Marketing, 39(8), 1529–1562. https://doi.org/10.1002/mar.21670

Ez-Chow. (2024). The power of personalization in the restaurant industry. Acedido em 25 de Março de 2024 em https://www.linkedin.com/pulse/power-personalization-restaurant-industry-ez-chow-pzqpe/

Lei, S. I., Wang, D., Fong, L. H. N., & Ye, S. (2024). Recipe for perceived personalization in hotels. Tourism Management, 100, 104818. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2023.104818

Siga-nos nas redes sociais!

Notícias Relacionadas

Inspeção Certificado HACCP

HACCP – O que é e para que serve?

O HACCP é um sistema preventivo de segurança alimentar que é reconhecido a nível internacional. A sigla HACCP significa Hazard Analysis and Critical Control Point ou, em

Leia mais