Atualmente existe uma grande variedade de embalagens take away ecológicas, biodegradáveis e criadas a partir de diferentes materiais.
A crescente preocupação com a degradação do ambiente levou à criação de novas leis ambientais pelos Governos.
O que se tornou no início um desafio para o setor de restauração, por falta de opções de embalagens, eventualmente deixou de o ser. Hoje em dia, encontra embalagens take away de topo o tipo de materiais: papel, celofane, resíduos vegetais, PLA (poliácido lático), entre outros.
Quais os tipos de materiais mais utilizados em embalagens take away?
Antes de pensar encomendar embalagens take away, convém definir quais serão os seus usos, pois diferentes materiais têm diferentes funções.
Como tal, partilhamos consigo algumas das matérias-primas mais utilizadas para fazer embalagens take-away.
PLA
O PLA ou poliácido lático trata-se de um plástico biodegradável criado a partir de trigo, milho, beterraba e outros alimentos com alto teor de amido.
Este tipo de embalagem é ideal para garantir que as bebidas se mantêm frescas.
CPLA
Esta tipo de embalagem é semelhante ao anterior, visto também ser feito de PLA. A única diferença está no facto de o plático ser cristalizado.
Esta embalagem tem a função oposta da embalagem de PLA, que é manter as bebidas ou sopas quentes.
Bagaço
Esta matéria-prima proveniente da cana-de-açucar oferece grande resistência a alimentos de temperatura variada. Por essa mesma razão, as embalagens de bagaço são ideais para armazenar alimentos.
Uma vez que este tipo de embalagens provém de resíduos vegetais, o seu impacto no meio ambiente é nulo se forem descartadas corretamente.
Folha de Palmeira
Material com propriedades semelhantes ao bagaço, sendo por isso também indicado para armazenar alimentos quentes e frios.
Compensa utilizar embalagens take away ecológicas?
Embora o uso de materiais compostáveis seja mais benéfico para o meio-ambiente, a verdade é que o plástico continua ser maisutilizado, visto que o custo de fabrico deste é mais reduzido.
A maior parte dos materiais compostáveis ainda apresenta valores relativamente elevados devido à falta de produção destes, comparativamente ao plático.
Significa isto que não vale a pena utilizar embalagens take away compostáveis para o seu negócio de restauração? Pelo contrário. O consumidor de hoje está muito mais sensibilizado para o uso de materiais amigos do ambiente. Por isso, se utilizar uma destas embalagens com a sua marca de água, irá causar muito melhor impacto no cliente.